Novo Tesla Model S é o sedã de tiozão mais rápido que um Fórmula 1 (e agora vem com “meio volante”)
Carro elétrico atualizado ainda e é capaz de fazer o trajeto Rio-São Paulo (ida e volta) sem precisar recarregar
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Divulgação
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Novo Tesla Model S 2021 tem cinco cores disponíveis; rodas de 21 polegadas são opcionais de US$ 4,5 mil — Foto: Divulgação
Lá em setembro do ano passado, a Tesla revelou a nova variante Plaid do Model S. Sem profundas mudanças estéticas desde que foi lançado em 2009, o sedã elétrico chamou atenção pelos números: mais de 1.000 cv, 832 km de autonomia e 0 a 100 km/h em 1,99 s. Porém, agora a marca de Elon Musk mostra o interior do carro. E ele é mais surpreendente que os números da ficha técnica.
A começar pelo formato nada ortodoxo do volante. Inspirado no conceito do novo Roadster – e também pela picape Cybertruck –, a peça tem poucos botões e apenas a metade do aro (o que abre um belo campo de visão do painel de instrumentos digital). O desenho lembra carros protótipos de carro de corrida…
Já a tradicional e gigante tela de 17 polegadas da central multimídia – com resolução de 2200 x 1300 pixels – troca a divertida posição vertical pela convencional horizontal com aspecto mais limpo na moldura. Logo abaixo, há um sistema de carregamento wireless capaz de suportar dois aparelhos ao mesmo tempo.
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Interior do Tesla Model X e Model S na linha 2021 é minimalista, mas altamente tecnológico — Foto: Divulgação
Outro item que salta os olhos vai agradar os passageiros traseiros. A Tesla colocou uma espécie de supercomputador com grande capacidade gráfica e apto a processar 10 teraflops – igual ao Playstation 5, por exemplo. A promessa é rodar os recentes jogos dos mais modernos consoles e entreter quem vai atrás. Ainda há suporte para controles sem fio.
No quesito mecânico, o novo Tesla Model S é vendido na configuração de entrada com dois motores elétricos e cerca de 660 km de autonomia – parte de US$ 73 mil.
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O novo volante não tem a parte de cima do aro e traz dois seletores giratórios; seta e outros comandos são sensíveis ao toque — Foto: Divulgação
Já as versões intermediária e topo de linha – Plaid e Plaid+) – carregam três motores, ultrapassam os 1.000 cv de potência, alcançam 320 km/h e vão de 0 a 100 km/h em 1,99 segundo – o Model S Performance anteriormente precisava de 2,5 s. O Porsche Taycan Turbo S, por exemplo, precisa de 2,8 s para cumprir a mesma prova. E o Bugatti Chiron, de 1.500 cv, 2,3 s…
A diferença está no alcance – e no preço. A Plaid (US$ 113 mil) percorre 624 km com uma carga e a Plaid+ (US$ 133 mil) consegue rodar impressionantes 832 km(!), segundo a companhia norte-americana. Se o pé for leve, dá para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro (e voltar!) sem precisar carregar…
Enquanto as duas primeiras opções têm entregas previstas já para o mês de março nos Estados Unidos, o Model S Plaid+ está programado para chegar apenas no final do ano.
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O SUV elétrico Model X segue a mesma linha do sedã: novo interior e sem alterações visuais — Foto: Divulgação
Model X 2021
O SUV da Tesla também foi atualizado com o novo interior e os upgrades mecânicos. Porém, o Model X é vendido apenas na versão de entrada e na Plaid (com três motores) – a Plaid+ não está disponível. O topo de linha parte de US$ 113 mil, vai de 0 a 100 km/h em 2,5 s, tem autonomia de 544 km e chega a 260 km/h de velocidade máxima.