Com a ajuda do aumento da maré e de 10 rebocadores, a embarcação está agora em uma posição quase paralela ao canal, que pode ser liberado em breve.
Veja também;
“Hoje os egípcios conseguiram encerrar a crise do navio no Canal de Suez, apesar da enorme complexidade técnica que envolveu esse processo”, escreveu no Twitter o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.
Com 400 metros de comprimento e cerca de 224 mil toneladas, o Ever Given estava encalhado em uma posição diagonal desde a última terça-feira (30), obstruindo completamente a passagem do canal.
Atualmente, quase 400 navios estão bloqueados nas extremidades ou no centro do canal, aguardando sua liberação. Segundo o almirante Osama Rabie, responsável pela administração do Canal de Suez, a navegação será retomada assim que o Ever Given for conduzido para uma “revisão técnica” em uma região de lagos.
O navio já está 80% orientado na direção certa, com a popa a 102 metros da margem. A operação de remoção, que ainda pode levar mais três dias, será retomada quando a maré voltar a subir.