Falta de combustível, consumidores fazem filas em postos em BH
Transportadores desse tipo de produto paralisaram atividades pedindo redução de imposto

Motoristas aguardam para abastecerem carro em BH; já há falta de gasolina em alguns postos
Falta de combustível
Alguns postos de Belo Horizonte já registram falta de combustíveis nesta sexta-feira (26). Com a greve dos tanqueiros e as grandes filas formadas desde as primeiras horas do dia nesses locais, a bomba de gasolina de um posto da região Centro-Sul da capital mineira, por exemplo, ficou vazia durante a tarde.
A Itatiaia constatou que, em alguns postos em BH, falta gasolina e o estoque de etanol está baixo.
Leia também: Governo de MG rejeita apelo de sindicato sobre imposto, e combustíveis vão ficar ainda mais caros
Os transportadores de combustível paralisaram as atividades no estado nesta sexta-feira para reivindicar a redução de 15% para 12% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cobrado no diesel.
O Governo de Minas, responsável por arrecadar o ICMS, tem afirmado que as recentes mudanças nos preços dos combustíveis não são em função desse imposto, mas da política de preços praticada pela Petrobras. Além disso, o governo disse que se compromete em não aumentar a alíquota de ICMS até que seja possível trabalhar pela redução efetiva da carga tributária.
A reportagem da Itatiaia percorreu postos de combustíveis em várias regiões da capital mineira para acompanhar a situação enfrentada pelo motorista. Em um posto da avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Lagoinha, na região Noroeste, uma gigantesca fila foi registrada ao longo de todo o dia.
Região Oeste
Em um posto da avenida Tereza Cristina, na região Oeste de Belo Horizonte, motoristas também encontram bastante fila. Neste ponto, o litro da gasolina sai por R$ 5,19, o litro do diesel por 4, 39 e o litro do etanol por R$ 3,75.
A motorista Aurea Barbosa, de 52 anos, ficou na fila por 40 minutos e, na hora que seria atendida, a luz do posto de combustíveis acabou.
“A situação está complicada. Começou a chover e as pessoas ficam ainda mais impacientes. Muita gente buzinando”, lamenta.
Região Centro-Sul
Em um posto de combustíveis localizado no encontro das avenidas Álvaro Cabral e Raja Gabaglia, na altura do bairro Santo Agostinho, na região Centro-sul da capital, o estoque de gasolina comum já chegou ao fim e não há previsão para reposição.